A violência no Acre continua a preocupar: 18 pessoas foram vítimas de mortes violentas intencionais em setembro, o mesmo número do mês anterior, segundo dados do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Ministério Público do Acre (MPAC). A maior parte dos casos ocorreu na capital, com cinco mortes, seguida por Epitaciolândia (4) e Feijó (3).
O perfil das vítimas mostra predominância de homens jovens, de 20 a 24 anos, em sua maioria pardos (13). Entre os instrumentos utilizados, armas de fogo foram responsáveis por nove mortes e armas brancas por duas.
Além disso, as motivações variam: seis casos ligados a conflitos de facções ou drogas, dois feminicídios, dois por motivos fúteis ou bebedeiras, um por intervenção policial e um crime passional, enquanto seis casos ainda aguardam apuração.
Os dados também apontam padrões de ocorrência: quintas-feiras concentram o maior número de mortes (6), seguidas de sábados (5) e domingos (2), evidenciando a persistência da violência no estado.