Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre tem o 2º maior percentual de trabalhadores que usam bike para ir ao serviço

Acre tem o 2º maior percentual de trabalhadores que usam bike para ir ao serviço

Reprodução

No Acre, o número de pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte para o trabalho passa dos 30 mil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Do total de trabalhadores acreanos que precisam se deslocar para o serviço, 13,3% usam as chamadas bikes, o que coloca o estado na segunda posição do ranking nacional, atrás apenas do Amapá (17,4%).

O tamanho médio ou pequeno das cidades e a alta presença de ciclovias, sobretudo em Rio Branco, favorecem esse meio de transporte.

Apesar do alto percentual de ciclistas, a moto ainda é a principal forma de deslocamento para o trabalho, com 32,5%, seguido por carro (25,4%).

A pesquisa revela ainda que quase 17% dos acreanos vão a pé para o trabalho, enquanto 7,1% usam ônibus.

Os dados são do Censo de 2022 e foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira, 9.

Além de barato, o ciclismo proporciona saúde e bem-estar, sendo, ainda, um aliado do meio ambiente por ser um meio de transporte que não polui.

Sair da versão mobile