Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Acre terão à disposição três novas unidades de atendimento, graças à liberação de mais de R$ 7 milhões pelo Ministério da Saúde. A medida integra o programa Novo PAC Seleções 2025, que prevê a construção de 899 unidades em todo o Brasil, com investimento total de R$ 2,5 bilhões, beneficiando 26 estados.
No Acre, serão construídas duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Porto Acre e Tarauacá, além de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Porto Acre.
A ampliação da rede de Atenção Primária tem o objetivo de reduzir a sobrecarga da Atenção Especializada, oferecendo mais serviços de saúde próximos da população.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que os recursos federais vão contribuir para agilizar atendimentos, exames e cirurgias.
“Esse é um esforço importante do programa Agora Tem Especialistas para reduzir o tempo de espera. A expansão imediata da oferta de serviços, com mobilização de toda a estrutura pública e privada de saúde, vem acompanhada de mais investimento em infraestrutura pelo Novo PAC Saúde. Uma frente estruturante que vai garantir mais serviços de saúde para a nossa população”, afirmou.