Acatadas. Em sessão realizada nesta quarta-feira, 1º, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou as prestações de contas dos exercícios de 2018, da gestão de Tião Viana (PT), e de 2020, sob o governo de Gladson Camelí (PP). As duas matérias foram analisadas e votadas em plenário, com 15 votos favoráveis e apenas um contrário.
A prestação de contas referente a 2018 teve como relator o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), que seguiu o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC). O tribunal recomendou aprovação com ressalvas, destacando que, embora não haja gestão sem observações técnicas e contábeis, o conjunto foi considerado regular.
Em sua fala, o parlamentar argumentou que, desde que participa da Casa, não viu nenhuma conta aprovada sem ressalvas, acrescentando que sempre há apontamentos. Porém, ele enfatizou que o que importa é a análise do conjunto da gestão, de modo que o Tribunal foi claro quanto a este entendimento.
Já o relatório de 2020, relatado pelo deputado Afonso Fernandes (Solidariedade), também acompanhou o parecer do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), que recomendou aprovação sem maiores questionamentos. A sessão foi conduzida pelo presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP).