A inovação tecnológica tem se consolidado como uma das principais estratégias do governo do Acre para fortalecer o ensino público estadual. Em 2025, cerca de 10 mil tablets serão entregues a estudantes do ensino médio, em um investimento total de aproximadamente R$ 4,3 milhões. Considerando o valor destinado à conexão de internet que acompanha os dispositivos, o montante sobe para R$ 4.728 milhões.
Conduzida pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), a iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso dos estudantes às ferramentas digitais, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica, interativa e alinhada à realidade dos jovens. Desde o início do segundo semestre, o Departamento de Tecnologias Educacionais e da Informação (Detei) vem coordenando a entrega dos tablets nas escolas da rede estadual.
Para o secretário de Educação, Aberson Carvalho, a entrega representa mais do que acesso a um equipamento. “É a ampliação das oportunidades de aprendizagem, de pesquisa e de desenvolvimento dos nossos estudantes. Esse investimento de mais de quatro milhões de reais demonstra o compromisso do governo do Acre em garantir uma educação pública de qualidade, conectada ao futuro e que prepara nossos jovens para os desafios do Enem, do mercado de trabalho e da vida”, declarou.
Recurso essencial
Nesta quinta-feira, 16, foi a vez dos alunos da Escola Estadual Henrique Lima, localizada no bairro Calafate, em Rio Branco, celebrarem a chegada de 370 novos dispositivos. A ação beneficia estudantes da 1ª e 2ª séries do ensino médio, que agora poderão contar com o apoio tecnológico para estudos, pesquisas e atividades escolares.

“Eu vou estudar muito com esse tablet. Vai me ajudar a pesquisar as coisas com a internet também. O governo está ajudando a gente e isso é muito importante. Eu quero cursar Medicina, e o tablet vai ser essencial nessa preparação”, contou o estudante John Carlos Dantas, de 15 anos, empolgado com a novidade.
Para a colega Dhennefer Cavalcante, também de 15 anos, o dispositivo é uma oportunidade para aprender de forma mais interativa: “Vai ajudar a gente a pesquisar, fazer PDF e preparar trabalhos que antes não podíamos fazer no celular. Agora, com o tablet, vai ser mais fácil estudar e se preparar para o Enem. Eu estou muito feliz, 100%”, disse, sorrindo.

“A chegada dos tablets é muito importante, pois torna o aprendizado mais dinâmico e atrativo. Os estudantes têm acesso a livros digitais, vídeos, dicionários e atividades interativas que estimulam a leitura, a escrita e a pesquisa. Além disso, promove autonomia, inclusão digital e prepara os jovens para o mundo atual”, ressaltou a professora de língua portuguesa, Romilda Moreira.
O gestor da escola, Roberval de Lima, ressaltou que o investimento em tecnologia vem acompanhado de outras melhorias estruturais e pedagógicas:

“Vivemos num mundo globalizado, e essa ação vem unir prática e ensino. O uso dos tablets vai melhorar a pesquisa em sala de aula, já que o celular é proibido. A escola, os alunos e toda a comunidade escolar só têm a ganhar. Além disso, a SEE tem feito um trabalho muito importante: a escola passou por reforma, recebeu uniformes, melhorias na iluminação e autonomia na manutenção dos equipamentos, o que tem feito toda a diferença no nosso dia a dia”.
Até o momento, cerca de sete mil tablets já foram distribuídos em escolas de ensino médio e turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o estado.
Por: Agência de Notícias do Acre