A tensão que tomou conta do Rio de Janeiro após a megaoperação “Contenção”, que deixou mais de 120 mortos nos complexos do Alemão e da Penha, chegou ao Acre. Isso porque, o governo boliviano anunciou que irá reforçar o policiamento nas regiões que fazem limite com o Brasil. As informações foram confirmadas ainda nesta quinta-feira, 30.
O temor é de que integrantes do Comando Vermelho, acuados pela ofensiva das forças de segurança cariocas, tentem cruzar a fronteira amazônica em busca de refúgio. O alerta partiu do Conselho de Defesa Nacional do Paraguai (Codena) e se espalhou rapidamente pelos países vizinhos, levando Argentina e Bolívia a reforçarem o controle nas suas divisas.
O governo da Bolívia informou que os departamentos de Pando, Beni e Santa Cruz — todos próximos ao Acre — estão sob vigilância intensificada. As medidas incluem patrulhamento constante em estradas e rios, barreiras policiais em áreas rurais e o monitoramento de regiões isoladas, historicamente usadas por contrabandistas e facções criminosas.








