O circuito de cineclubes Seiva de Portas Abertas chega ao fim neste domingo, 5, com uma programação especial dedicada às crianças. A última sessão do projeto será realizada a partir das 17h, na sede da Seiva Colab Amazônica, localizada na Rua Francisco Neri, 255, bairro Vila Ivonete, em Rio Branco.
A programação começa com a exibição dos curtas-metragens “O Menino que Engoliu o Choro”, dirigido por Joubert Amaral, e “Maréu”, de Nicole Schlegel. As produções, que exploram temas ligados à imaginação, sentimentos e natureza, prometem encantar o público infantil.
Baseado no livro homônimo da autora Cris Paz, o curta O Menino que Engoliu o Choro (fantasia, 6 min, 2025) propõe uma reflexão sensível sobre as emoções que muitas vezes são silenciadas. Já Maréu (fantasia, 10 min, 2023) conta a história de uma criança que perde o som do mar ao quebrar uma concha e parte em uma jornada poética para recuperá-lo.
Após a sessão de cinema, haverá a oficina “Reciclando Olhares”, conduzida pelo artista visual Mestre Cas, que convidará as crianças a criar e imaginar a partir das histórias apresentadas nos filmes.
O evento é gratuito e encerra o circuito Seiva de Portas Abertas, que promoveu uma série de encontros culturais voltados à valorização do cinema nacional e das expressões artísticas locais.