Os acreanos pagarão ainda mais caro pelo etanol a partir da próxima quarta-feira, 16, quando entra em vigor no estado o novo preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) desse combustível. O aumento foi definido em publicação no Diário Oficial da União nesta sexta, 10.
A medida, definida pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), vinculado ao Ministério da Fazenda, na verdade atualiza os valores de referência que servem de base para o cálculo do ICMS sobre combustíveis em todo o país.
De acordo com a nova tabela, o etanol passa a ter PMPF de R$ 5,2255 por litro no Acre. Os demais combustíveis, como gasolina, diesel, gás natural veicular (GNV), gás natural industrial (GNI) ou óleo combustível, não terão alteração em suas respectivas tabelas de preços.
O PMPF é um indicador adotado pelas secretarias estaduais de Fazenda para estimar o preço médio de venda dos combustíveis ao consumidor. Embora não determine diretamente o valor cobrado nas bombas, o índice influencia o preço final, já que serve de referência para a tributação.