Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deracre reforça base da Passarela Joaquim Macedo em nova etapa de obra

Deracre reforça base da Passarela Joaquim Macedo em nova etapa de obra

Deracre avança na recuperação da Passarela Joaquim Macedo. Foto: Luy Andriel/Deracre

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), segue com os trabalhos de recuperação da Passarela Joaquim Macedo, um dos principais pontos turísticos e de passagem de Rio Branco.

Nesta quarta-feira, 29, a presidente do órgão, Sula Ximenes, esteve no local para acompanhar o andamento da obra. “A Passarela Joaquim Macedo é um símbolo de Rio Branco e do nosso povo. Estamos trabalhando com responsabilidade e cuidado, garantindo que volte a ser um espaço seguro para todos que passam por aqui diariamente”, afirmou.

Nesta etapa, os serviços estão concentrados no reforço da base e da estrutura que sustenta a passarela, garantindo mais segurança e durabilidade. As equipes realizam a remoção dos equipamentos utilizados na etapa anterior de fundação – de jet grouting, que utiliza jatos de alta pressão de calda de cimento para desagregar e misturar o solo, formando colunas de solo-cimento no local -, com o auxílio de guindaste e caminhão munck.

Também está em andamento a perfuração do solo para a instalação das estacas-raiz, grandes colunas de concreto destinadas a dar firmeza à estrutura. As armações dessas estacas estão sendo cortadas e dobradas para a montagem, etapa que antecede a concretagem.

Além disso, os trabalhadores soldam as peças metálicas (cantoneiras) que formam o fundo dos blocos de transferência, estruturas que ligam a base da passarela à cortina metálica de sustentação. Em seguida, são montadas as fôrmas (moldes de madeira e ferro) para a concretagem dos blocos, garantindo maior resistência e estabilidade à passarela.

O aterro no entorno do Mercado Velho também foi finalizado, deixando o terreno firme e seguro para pedestres e comerciantes. Paralelamente, a Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo se prepara para devolver a pavimentação do local.

Por: Agência de Notícias do Acre
Sair da versão mobile