O Dia das Crianças, no próximo domingo, 12, promete movimentar o comércio acreano e é considerado termômetro para as vendas de fim de ano na capital acreana. A pesquisa realizada pela Fecomércio/AC, através do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre – (Ifepac), não só confirma a forte intenção de presentear (91,2% dos consumidores), como também revela uma clara preferência que desafia as tendências nacionais: o consumidor local prefere comprar os presentes de maneira presencial.
Enquanto a nível nacional as compras online e shoppings crescem, o morador de Rio Branco crava sua preferência: 66,1% das compras serão feitas no comércio do Centro.
O dado é especialmente relevante ao considerarmos a modalidade de pagamento e o valor médio de compra:
- A preferência pelo comércio central é esmagadora, superando de longe as lojas de bairro (12,3%) e shopping (10,8%).;
- A internet representa apenas 8,3% das intenções de compra, e 67,7% da população afirma não ser acostumada com a modalidade, indicando que o varejo da capital acreana ainda opera majoritariamente no formato tradicional.
- A intenção de pagamento à vista reforça o perfil de compra mais tradicional, 75,9% dos gastos serão realizados à vista (dinheiro, débito, Pix).
Com um gasto estimado de até R$ 200,00 para a grande maioria (83,9%), o consumidor de Rio Branco demonstra que o Centro oferece a melhor combinação de preço e experiência para o seu orçamento.
A pesquisa da Fecomércio/AC mostra que o comércio de Rio Branco não apenas espera um Dia das Crianças forte, com mais consumidores dispostos a gastar do que em 2024 (41,5% pretendem gastar mais), mas também aponta para onde os lojistas devem concentrar seus esforços.
Ainda segundo a pesquisa, 42,0% da população pretende presentear as crianças com brinquedos. Outros 35,7% devem optar por gastos com roupas e 10,1%, com calçados.
Além disso, 5,0% expressam desejo de presentear com bicicleta (bike), assim como 7,2%, pretendem oferecer tênis, celular, maquiagens, camisa de time, entre outros.