Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Filho ganha 9,5 mil na Justiça após pagar translado do corpo da mãe em tratamento fora do Acre

Filho ganha 9,5 mil na Justiça após pagar translado do corpo da mãe em tratamento fora do Acre

Foto: Reprodução

Um filho que custeou o translado do corpo da mãe, que morreu durante tratamento fora de domicílio (TFD), será indenizado em R$ 9,5 mil pelo Estado do Acre. A decisão da 2ª Turma Recursal foi publicada na edição do Diário da Justiça, nesta quinta-feira, 2.

Conforme o Tribunal de Justiça, o Estado recorreu da sentença, alegando não ter sido formalmente solicitado sobre o translado. No entanto, o relator do processo, juiz Marcelo Carvalho, destacou que houve falha no acompanhamento da paciente e falta de orientação à família.

De acordo com portaria do Ministério da Saúde, em caso de óbito de paciente em TFD, a Secretaria de Saúde do estado ou município de origem é responsável pelas despesas decorrentes. Para o magistrado, exigir “formalismo excessivo” em meio ao luto contraria os princípios da dignidade da pessoa humana, da eficiência e do direito à saúde.

O Colegiado, por unanimidade, decidiu pelo desprovimento do recurso e manteve a obrigação de ressarcimento das despesas funerárias, confirmando a indenização ao filho.

Sair da versão mobile