De acordo com o meteorologista Davi Friale, a fumaça que tem sido registrada em Rio Branco, desde a última quarta-feira, 8, é proveniente de queimadas no interior da Bolívia.
Friale explica que a densidade da fumaça aumentou nesta quinta-feira, 9. “Olhando e analisando a região através dos satélites, pode-se ver a enorme quantidade de focos de queimadas no interior do país vizinho”, disse.
A fumaça emitida das queimadas observadas tem se deslocado na direção do Leste e Sul do Acre, afetando especialmente a capital acreana. “Os ventos que sopram da direção Sudeste, como consequência da incursão de ar polar, que trazem toda essa fumaça a Rio Branco”, disse.
A situação da fumaça pode se agravar ainda mais nesta sexta-feira, 10, e sábado, 11. A expectativa é que na tarde do sábado a massa poluente comece a se dissipar, uma vez que os ventos devem mudar de direção, alcançando municípios do interior do Acre e Amazonas.
Muito calor
Para quem esperava uma friagem prolongada, a notícia é totalmente contrária. De acordo com Friale, o fim de semana deve registrar altos índices de calor, com sol intenso.
Chuvas estão previstas para a próxima semana, fazendo com que o céu de Rio Branco volte a ficar azul, sem sinais de poluição.