O clima de fé e devoção que tomou conta de Rio Branco nas últimas semanas culmina neste domingo, 12 de outubro, com a celebração do Círio de Nazaré. Considerada uma das maiores manifestações de fé católica no Acre, o dia é dedicado à união e à esperança, tendo como ponto alto a tradicional procissão que reúne milhares de fiéis.
A programação deste domingo marca o encerramento dos dez dias de festividade, que neste ano tem como tema “Maria, semente de esperança e rainha da criação”, inspirado na passagem bíblica de Apocalipse 12, 1.
Programação de encerramento
A devoção começou nas primeiras horas da manhã de hoje e se estende até o final da tarde, com a tradicional procissão que reúne milhares de fieis pelas ruas da capital acreana.
O percurso realizado a pé e com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, como foral da multidão, saíra da Gameleira até a Catedral, onde será realizada a Missa Solene do Círio, em um ato de renovação a fé e a união da comunidade cristã.
Momentos marcantes da semana
A celebração deste domingo é precedida por momentos de grande comoção, como a apresentação do Manto de Nossa Senhora 2025, realizada na noite de sábado, 11, e o Círio Musical, que reuniu os fiéis no último domingo, 5 de outubro, com as apresentações de Thiago Brado, Pe. Erenildo Costa e Frei Renan Barros.
O Círio de Nazaré 2025 promete ser um dos maiores eventos religiosos da capital, fortalecendo a tradição e o vínculo entre os devotos e a Rainha da Amazônia.