Os mototaxistas e motofretistas de Rio Branco terão que se adequar a um novo padrão de segurança e identidade visual definido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans). A partir de portaria publicada nesta quinta-feira, 2, no Diário Oficial do Estado (DOE), veículos, capacetes e coletes passarão por vistoria obrigatória e só poderão circular se estiverem dentro das novas exigências.
Entre as mudanças, está a possibilidade de substituir o tradicional protetor de motor conhecido como “mata-cachorro” por alças metálicas (protetores de carenagem), desde que ofereçam a mesma segurança. Os capacetes deverão ser brancos, com faixas refletivas vermelhas, adesivos de identificação da RBTrans e o tipo sanguíneo do condutor. Já os coletes precisarão seguir o padrão estabelecido pela portaria, garantindo maior visibilidade noturna.
Os veículos destinados ao serviço também terão que exibir identidade visual padronizada: no caso dos mototáxis, os adesivos seguem modelo definido pela RBTrans; no motofrete, a cor predominante será o laranja, com números de autorização destacados. O baú usado para transporte de cargas terá obrigatoriamente faixas refletivas para ampliar a segurança.
A vistoria será anual, mas pode ser antecipada em caso de substituição de veículo ou denúncia. Quem não se adequar no prazo de 30 dias poderá ser impedido de atuar no sistema.
Veja as mudanças: