Entre os sons do tambor e a energia dos ritmos tradicionais, Rio Branco recebe entre esta quarta-feira, 15, e domingo, 19, uma oficina de imersão em manifestações afro-brasileiras como Avamunha, Alujá, Vassi, Ilú e Coco. As práticas, com timbal, atabaque e gonguê, acontecem no espaço O Casarão, são gratuitas, abertas a todo público e contam com acessibilidade em Libras.
A organização Alámòju Centro de Cultura e Pesquisa promove o evento, que terá aulas ministradas pelos professores Matheus de Oxossi e Guta Rio, oferecendo aprendizado e vivência cultural.
A iniciativa visa fortalecer e valorizar os ritmos afro-brasileiros, além de transmitir conhecimento sobre a história e os instrumentos que acompanham essas manifestações culturais. As aulas serão ministradas pelos professores Matheus de Oxossi e Guta Rio, promovendo aprendizado e vivência cultural.
A oficina veio para fechar o ciclo do projeto, segundo a produtora cultural, Nathânia Oliveira. “É muito simbólico encerrar com som, com tambor, com energia boa. É uma oportunidade de reunir o povo do axé, os jovens e todos que têm curiosidade de aprender mais sobre a cultura afro-brasileira.”
O evento conta com apoio do programa Cultura Viva, da Prefeitura de Rio Branco por meio da Fundação Garibaldi Brasil, do Governo Federal e do Ministério da Cultura, além da parceria com o espaço O Casarão.
Serviço:
Evento: Oficina de imersão em manifestações afro-brasileiras
Data: 15, 16 e 17, das 18h às 22h, e nos dias 18 e 19, das 8h às 12h
Local: O Casarão – Avenida Brasil, Centro.
Para mais informações sobre o evento e o projeto acesso o instagram: @alamojuac