Após um fim de semana de calor intenso, com temperaturas acima dos 35ºC em diversas cidades acreanas, o estado deve enfrentar uma brusca mudança no tempo. O pesquisador meteorológico Davi Friale publicou, nesta segunda-feira, 6, um alerta para a chegada de uma nova onda polar, a 20ª de 2025, que deve provocar fortes chuvas, temporais e queda nas temperaturas em todo o Acre.
De acordo com Friale, a onda polar trará a 12ª friagem do ano, com mínimas previstas entre 17 e 19ºC em Rio Branco e Brasileia, além de ventos que podem ultrapassar 50 km/h. Ele afirma ainda que há alta probabilidade de temporais, raios, ventanias e até eventual queda de granizo, principalmente no leste e sul do estado.
As chuvas mais intensas devem ocorrer ainda na manhã desta terça-feira, 7, nas regiões de Rio Branco, Sena Madureira e Brasileia. Já durante a tarde e à noite, os temporais podem atingir o centro do estado e o vale do Juruá.
No amanhecer de quarta, 8, e quinta-feira, 9, o frio será mais sentido nas cidades do vale do Acre, enquanto no Juruá as mínimas devem ficar entre 20 e 22ºC, com máximas abaixo de 28ºC durante a tarde.
A previsão indica que o tempo firme deve retornar a partir de quarta-feira no leste e sul do Acre, embora ainda haja possibilidade de chuvas isoladas no vale do Juruá. Entre quinta, 9, e sábado, 11, a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 30%, colocando o estado em atenção para a saúde humana.
O calor intenso, segundo o pesquisador, deve retornar no próximo fim de semana, com ventos voltando a soprar do norte e trazendo novamente umidade e altas temperaturas.