A pesquisadora Adna Rocha de Araújo Maia, doutoranda vinculada ao polo da Rede Bionorte na Universidade Federal do Acre (Ufac), foi escolhida para participar da 6ª edição do Programa Mulheres Inovadoras-2025, iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
A conquista ocorreu pelo desenvolvimento de um gel-creme regenerativo para cães e gatos, que utiliza bioativos amazônicos combinados com nanotecnologia em uma formulação inédita. O produto promete inovar no cuidado veterinário e ampliar as possibilidades de tratamentos para animais domésticos.
O programa Mulheres Inovadoras, realizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, tem como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino e apoiar startups lideradas por mulheres em todo o país. As participantes recebem mentorias, capacitação e suporte financeiro para ampliar o alcance de suas pesquisas e transformar conhecimento em impacto social.
“Uma conquista que pulsa no coração da Amazônia, ser contemplada no Programa Mulheres Inovadoras-2025 da Finep é mais do que um reconhecimento, é a prova de que ciência, empreendedorismo e coragem feminina podem transformar sonhos em impacto real”, destacou Adna Rocha.