15 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

15 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Portaria autoriza 6,7 mil novos cargos para professores e técnicos

Distribuição dos novos cargos foi realizada mediante as necessidades de cada instituição e critérios técnicos definidos em conjunto pelo duas pastas, observando indicadores de expansão, número de matrículas, produção científica e capacidade de gestão.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
15/10/2025 - 14:47
Sala de aula para prova de concurso público - (crédito: Reprodução/Unsplash)

Sala de aula para prova de concurso público - (crédito: Reprodução/Unsplash)

Manda no zap!CompartilharTuitar

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério da Educação (MEC) oficializaram nesta quarta-feira (15/10), a criação de 6.737 cargos de professores e técnicos-administrativos em universidades e institutos federais. Na terça-feira (14/10), os ministros Esther Dweck, da Gestão e Inovação, e Camilo Santana, da Educação, anunciaram as novas vagas por meio de um vídeo publicado nas redes sociais.

De acordo com o MGI, a distribuição dos novos cargos foi realizada mediante as necessidades de cada instituição e critérios técnicos definidos em conjunto pelo duas pastas, observando indicadores de expansão, número de matrículas, produção científica e capacidade de gestão.

A Portaria Conjunta MGI/MEC nº 70/2025 estabelece três eixos principais de expansão. O primeiro é a formação do Banco de Professor-Equivalente do Magistério Superior, ampliado em 1.206 cargos, sendo 1.005 cargos efetivos de professor do Magistério Superior e 201 cargos equivalentes para contratação de professores substitutos e visitantes. Essas vagas se somam aos bancos de docentes já existentes em 69 universidades federais, reforçando áreas estratégicas como engenharia, saúde, tecnologia e formação docente.

O segundo eixo é o Banco de Professor-Equivalente da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Serão 265 cargos adicionais, distribuídos entre 217 cargos efetivos de professores EBTT e 48 cargos equivalentes para substitutos e visitantes. Esses profissionais atenderão às unidades de ensino técnico vinculadas às universidades federais, fortalecendo cursos de base tecnológica e a integração com os novos campi dos institutos federais.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Por fim, o terceiro eixo é a Atualização dos cargos técnico-administrativos. A Portaria também atualiza o Quadro de Referência dos Servidores Técnico-Administrativos das universidades federais, modernizando o perfil funcional dessas instituições. Foram transformados 7.860 cargos vagos da Classe C em 5.266 novos cargos, sendo 2.113 da Classe D (nível intermediário) e 3.153 da Classe E (nível superior). Com isso, a estrutura administrativa das universidades se torna mais alinhada às demandas atuais de gestão, tecnologia e serviços à comunidade acadêmica.

Desde 2023, o governo federal já criou cerca de 15 mil novas vagas para universidades e institutos federais de ensino. Durante esse período foram publicadas cinco normativas. De acordo a ministra Esther Dweck, “esse reforço mostra o compromisso do governo com a educação e com a formação dos nossos jovens para empregos qualificados”.

“Mais vagas para professores e técnicos nas nossas instituições federais de ensino em todo o país! Isso mostra que o governo do presidente Lula está do lado da juventude, da Educação, e do povo brasileiro”, destacou o ministro da Educação, Camilo Santana.

Por: Correio Braziliense

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Mulher que expôs Vini Jr. ganha buquê: “Não foi por falta de aviso”

Mais Notícias

Foto: GettyImages
5º destaque

Safra de grãos do Acre deve crescer 9,1% em 2025, com avanço da soja e do milho

15/10/2025
Foto: José Caminha/Secom
4º destaque

Acre registra terceiro dia seguido de alerta de chuvas intensas e ventos fortes

15/10/2025
Foto: Cedida
Geral

Greve generalizada da Saúde pode ser deflagrada em todo o Acre ainda em outubro

15/10/2025
Teatro Barracão Matias, na Avenida Sobral, em Rio Branco. Foto: Diego Gurgel/Secom
Geral

Aulas de alfabetização e capoeira: confira a agenda cultural desta quarta-feira em Rio Branco

15/10/2025
Wilson Dias/Agência Brasil
Geral

Fies: inscrições para vagas remanescentes começam no dia 23 de outubro

15/10/2025
Foto: Divulgação/Defesa Civil
Geral

Rio Branco cadastra famílias atingidas pelas cheias para receber apoio da Prefeitura

15/10/2025
Mais notícias
Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre