Vai ter paralisação de docentes universitários. A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac) confirmou adesão à paralisação nacional dos serviços públicos federais nos dias 28 e 29 de outubro, em protesto contra a tramitação da Reforma Administrativa, formalizada pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38, que tramita na Câmara dos Deputados. A mobilização contará com manifestações em todo o país e uma grande marcha em Brasília, programada para o dia 29.
Segundo a presidente da Adufac, professora Letícia Mamed, a reforma representa um ataque à estrutura dos serviços públicos. “Nós tivemos um grupo de trabalho constituído na Câmara de Deputados. O relatório foi divulgado à sociedade e verificamos que é um ataque à estrutura dos serviços públicos, que atinge toda a categoria de servidores. Se é ruim para os servidores, é ruim para toda a população brasileira”.
Ela reforça a importância da mobilização, enfatizando que já estará na marcha em Brasília, representando a categoria. “Lá, teremos todas as categorias do serviço público federal, incluindo os professores, unidas em defesa de nossos direitos”.
A paralisação foi definida após decisão da assembleia da Adufac, alinhada à agenda nacional do ANDES-SN, que convocou todas as seções sindicais a aderirem ao movimento. Durante o protesto, professores e servidores têm o compromisso de lutar contra medidas que, na visão da entidade, precarizam o serviço público, fragilizam a estabilidade e atacam salários e aposentadorias.
“Não é uma pauta apenas da categoria ou do funcionalismo público. Comprometer a estrutura dos serviços públicos é contribuir para o esfacelamento de instituições essenciais, como a universidade gratuita e o SUS, que mostraram sua importância durante a pandemia”, destacou Letícia Mamed.
O movimento também visa conscientizar a sociedade sobre os impactos da reforma, que prevê, segundo a Adufac e o ANDES-SN, demissões de servidores, redução de salários, fragilização da estabilidade e possíveis privatizações de serviços públicos essenciais.






