A Trilha do Aprendiz, fundada no Amazonas, transformou a vida de mais de 1,5 mil jovens da região, oferecendo oportunidades de desenvolvimento por meio de educação, tecnologia e inclusão produtiva. Dos beneficiados pelo projeto, 50% conquistaram inserção no mercado de trabalho formal, dando os primeiros passos rumo à independência profissional. A iniciativa, que é impulsionada pelo programa de voluntariado da Ambev, o VOA, ganhou tração a partir de um plano de reestruturação do negócio, cujos resultados foram alavancados pelas mentorias personalizadas e gestão profissional.
Idealizada em 2021 e oficializada em 2023 pelo professor Erick Mattos e a advogada Helen Araújo, a iniciativa oferece orientação vocacional e suporte contínuo para que os jovens amazônidas possam trilhar carreiras de sucesso ao conectá-los às empresas certas. “Atuamos no Amazonas, um território de grandes desafios sociais, mas também de um potencial humano extraordinário, onde milhares de jovens buscam sua primeira oportunidade de trabalho e as empresas enfrentam desafios para inseri-los no mundo corporativo de maneira prática e transformadora”, conta Helen, CEO da Trilha do Aprendiz.
Ela ainda explica que o fortalecimento da gestão por meio do Programa VOA foi decisivo para a expansão do negócio. A participação no programa, segundo Helen, foi uma escola de gestão, planejamento e visão estratégica. “Tivemos acesso a conteúdos de alto nível, práticas modernas de governança e a uma rede de conexões que nos inspirou a sonhar maior”, relembra.
O resultado alcançado pela iniciativa é produto de um olhar estratégico da companhia para o desenvolvimento regional, como destaca Thayná Nascimento, gerente de Relações Corporativas da Ambev: “O sucesso da Trilha do Aprendiz no Amazonas é um reflexo direto do compromisso da Ambev em investir no futuro do Brasil, em todas as suas regiões. Ver 50% desse público ingressando em trabalhos formais é a comprovação de que a colaboração com foco em tecnologia e inclusão são a chave para desenvolver o potencial de espaços muito importantes”, conta.
Em 2024, os fundadores da Trilha do Aprendiz se tornaram embaixadores do BNDES Garagem, e a startup conquistou o Selo Impact Latam / Fundação Dom Cabral. Já em 2025, sua fundadora recebeu o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios – Categoria Ciência e Tecnologia (Etapa Estadual). No mesmo período, a organização foi indicada ao TOP 100 Open Startups e ao Prêmio Innovare, reforçando seu papel como referência em empregabilidade juvenil na Amazônia.
Com esses e outros avanços, a organização projeta expandir sua atuação neste ano, ampliando o número de jovens impactados e fortalecendo parcerias estratégicas para levar inovação e empregabilidade a mais comunidades da região amazônica.
“A história da Trilha do Aprendiz é a materialização do que acreditamos na Ambev: o verdadeiro impacto social nasce da colaboração. Nosso papel com o VOA é potencializar organizações que, como eles, conhecem profundamente a realidade local e possuem uma capacidade de transformação imensa. Ao compartilhar nosso conhecimento em gestão, ajudamos a construir pontes para que 1,5 mil jovens da Amazônia não apenas encontrem um emprego, mas também iniciem uma trajetória de sucesso. É a prova de que, ao fortalecermos o ecossistema, geramos oportunidades para todos,” afirma Laura Aguiar, Diretora de Impacto e Relações com a Sociedade da Ambev.
Sobre o VOA
O VOA faz parte do ecossistema da Ambev dedicado a oferecer oportunidades de conexão, profissionalização e renda aos brasileiros e brasileiras. Nos últimos sete anos, o programa tem gerado um impacto significativo em várias regiões do Brasil e já beneficiou mais de 10 milhões de pessoas, com mais de 30 mil horas de mentorias voluntárias oferecidas a mais de 500 organizações.