O campus do Instituto Federal do Acre (Ifac) em Xapuri passa por uma ampla reforma que visa, segundo a Reitoria, modernizar sua infraestrutura, melhorar as condições de acessibilidade, reforçar a segurança elétrica e hidráulica e criar um ambiente mais acolhedor e funcional para alunos, professores e servidores.
Com investimento de R$ 1,6 milhão de recursos próprios, os trabalhos abrangem:
– reconstrução do muro perimetral;
– recuperação do estacionamento;
– substituição de telhas, portas e janelas;
– adequações nas instalações elétricas e hidráulicas;
– assentamento de revestimentos cerâmicos nas salas de aula; e
– pintura geral.
As salas de aula são o principal foco da intervenção e receberão revestimentos cerâmicos e uma readequação completa dos espaços internos.

A obra teve início em agosto de 2025 e deve ser concluída até maio de 2026. Parte dos serviços já foi executada, incluindo substituição de telhas, pintura parcial, intervenções elétricas e início da demolição do muro antigo.
A reitoria informou que esta etapa da reforma não contempla todas as demandas do prédio. Uma segunda fase está em planejamento para o futuro e deve atender os demais setores do campus.
“Esta reforma impactará significativamente o processo de ensino-aprendizagem, ao proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e saudável, tratando da questão da acessibilidade e da inclusão, e com tudo isso, combatendo a evasão escolar”, destacou o diretor-geral do campus Xapuri, Sérgio Luiz Pereira Nunes.