A manhã desta quarta-feira, 22, foi de celebração para os servidores públicos de Rio Branco. Isto porque a prefeitura deu início à Semana do Servidor 2025 com uma cerimônia no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e palestra ministrada pela comunicóloga Vanessa Vogliotti.
O evento marca o início de uma série de atividades voltadas à valorização e ao bem-estar dos mais de 9,5 mil servidores da administração municipal. De acordo com o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, no serviço público, a excelência é fundamental. O gestor, que foi professor por mais de três décadas, destacou o compromisso com o bom atendimento à população e a importância de cada servidor exercer sua função com dedicação. “Eu sempre entendi que, quando você é pago para fazer alguma coisa, você aceitou o salário e tem que dar o melhor de si. A excelência é obrigação no serviço público”, ressaltou.
A palestrante Vanessa Vogliotti trouxe uma abordagem leve e inspiradora sobre o prazer de trabalhar e a importância de encontrar alegria nas rotinas diárias. “É ver o prazer no trabalho e isso vai desaguar no cidadão riobranquense”, afirmou. Para ela, a felicidade não deve ser vista apenas como uma meta distante, mas como algo que pode ser cultivado todos os dias. “Há tantas belezas no cotidiano… A composição da felicidade é ampla. O servidor precisa se sentir importante, e a Prefeitura de Rio Branco dá um abraço simbólico ao reconhecer isso”, completou.
O secretário municipal de Gestão Administrativa, Marcus Lucena, destacou que o foco da programação deste ano é cuidar do servidor em diferentes dimensões. “A ideia da gestão é essa: cuidar bem do servidor para que ele possa servir bem. Este ano queremos que a motivação vá além dos muros da prefeitura e chegue à comunidade”, explicou.
Lucena adiantou que as atividades da Semana do Servidor seguem até o dia 30 de outubro, com ações voltadas à saúde física, mental e financeira, além de palestras e oficinas. “São temas que nem sempre conseguimos abordar no dia a dia, mas que fazem diferença direta na vida e na satisfação do servidor”, acrescentou.
Entre os participantes, o sentimento era de reconhecimento. A servidora Sheila Lamper, que integra o quadro municipal desde 2018, destacou o impacto das ações de valorização. “A gente percebe que a gestão tem olhado para o servidor com mais atenção, não só na capacitação, mas também na qualidade de vida no trabalho. Isso faz toda diferença na hora de atender a população”, afirmou.