A Universidade Federal do Acre (Ufac) lançou, ainda nesta quinta-feira, 23, edital de seleção para bolsistas que atuarão no Programa de Apoio às Ações de Acessibilidade do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), conhecido como Pró-Acessibilidade. A iniciativa visa apoiar a inclusão acadêmica de estudantes público-alvo da Educação Especial e Inclusiva, garantindo condições mais igualitárias no ambiente universitário e as inscrições e entrega da documentação seguem até o próximo dia 4 de novembro (leia o edital na íntegra abaixo).
Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação presenciais da Ufac, com disponibilidade de 20 horas semanais, sem vínculo com outras bolsas ou estágios remunerados. A seleção contempla entrevista para avaliar o perfil do candidato e comprovação de situação de vulnerabilidade socioeconômica.
São oferecidas três vagas iniciais, sendo duas para o Campus Sede, em Rio Branco, e uma para o Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. Além disso, haverá cadastro de reserva para futuras oportunidades. As bolsas terão duração de cinco meses, de novembro de 2025 a março de 2026, com possibilidade de renovação.
O programa tem como objetivo reduzir barreiras arquitetônicas, pedagógicas e sociais, estimular a permanência e conclusão do curso superior, e promover a inclusão social e acadêmica de estudantes com deficiência, contribuindo para uma universidade mais acessível e igualitária.






