Materiais cirúrgicos avaliados em cerca de R$ 500 mil foram recuperados pela Polícia Civil após terem sido furtados na madrugada de quinta-feira, 2, em Cruzeiro do Sul. Os equipamentos, que seriam utilizados em cirurgias ortopédicas no Hospital Regional do Vale do Juruá, estavam acondicionados em três malas grandes e uma pequena, com instrumentos de alta complexidade.
Entre os itens recuperados estão fonte de luz, cabos de fibra óptica, caixas de instrumental para cirurgias de Ligamento Cruzado Anterior (LCA), além de pinças, chaves canoladas, guias femorais, martelos, curetas e outros insumos hospitalares.
As diligências realizadas pelo Núcleo Especializado de Investigação de Crimes Patrimoniais (Nepatri) ocorreram nos bairros da Lagoa, Escola Técnica e no centro da cidade, onde todo o material foi localizado e apreendido.
De acordo com o delegado Jadson Pereira Santos, responsável pela unidade, o inquérito segue em andamento para reunir provas contra os autores, que responderão pelo crime de furto.
“Estamos diante de um crime que colocava em risco a saúde da população, uma vez que esses equipamentos são fundamentais para cirurgias ortopédicas. A pronta resposta do NEPATRI garantiu não apenas a recuperação do material, mas também a identificação de todos os envolvidos, destacou o delegado.