Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Operação no Vale do Juruá prende 12 pessoas e mira facção envolvida em tráfico e homicídios

Operação no Vale do Juruá prende 12 pessoas e mira facção envolvida em tráfico e homicídios

Foto: Arquivo/PCAC

Uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira, 30, resultou na prisão de 12 pessoas, sendo cinco em flagrante por tráfico de drogas, em uma ofensiva contra o crime organizado no Vale do Juruá, região do interior do Acre. A ação foi realizada simultaneamente nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, e teve como foco o cumprimento de 16 mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão expedidos pela Justiça.

Batizada de Operação Centúria, a iniciativa faz parte de uma investigação que apura crimes de tráfico de entorpecentes, roubos, homicídios, ocultação de cadáver e associação criminosa, atribuídos a uma facção com estrutura hierarquizada e divisão de tarefas.

De acordo com o delegado Heverton Carvalho, coordenador da operação, o resultado demonstra o fortalecimento da presença do Estado no enfrentamento às organizações criminosas.

“A Operação Centúria simboliza o comprometimento das forças de segurança na defesa da sociedade acreana. É uma demonstração clara de que o Estado está presente e atuante, e de que nenhuma estrutura criminosa se sobrepõe à lei”, afirmou.

A promotora de Justiça Maísa Arantes, integrante do GAECO, ressaltou o caráter estratégico da ação conjunta.

“Essa operação é fruto de um trabalho coordenado, baseado em provas robustas e investigação minuciosa. O objetivo é desarticular as organizações criminosas que ameaçam a tranquilidade pública e restabelecer o controle do Estado e a sensação de segurança da população”, destacou.

As diligências foram executadas pelo Núcleo Especializado de Investigações Criminais (NEIC) de Cruzeiro do Sul, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Acre.

Sair da versão mobile