Vereadores de Rio Branco aprovaram, na manhã desta quinta-feira, 9, por unanimidade, uma moção de repúdio à Caixa Econômica Federal, que anunciou, no mês passado, o fechamento da agência Imperador Galvez, no Centro da cidade. A proposta partiu do parlamentar Neném Almeida (MDB), que é bancário.
O encerramento das atividades está previsto para a semana que vem. A medida, quando anunciada, gerou preocupação entre comerciantes, moradores e representantes do setor bancário. Estes chegaram a protestar na Câmara no final de setembro.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários da Caixa, Eudo Rafael Lima da Silva, o fechamento da agência trará prejuízos à população. De acordo com ele, a unidade atende principalmente pequenos negócios, trabalhadores autônomos e pessoas vindas do interior do Acre e do Amazonas.
Com o encerramento das atividades, os serviços de saque, depósito e atendimento presencial serão suspensos. Também está prevista a retirada dos caixas eletrônicos.
Eudo também destacou que os clientes perderão o contato com gerentes que já conhecem, o que pode atrapalhar comerciantes que mantinham relações de confiança com os funcionários da agência.
Uma moção de repúdio tem apenas valor simbólico e serve como manifestação pública de desaprovação, ou seja, na prática, não possui efeito legal ou punitivo.