Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Maioria dos deputados federais do Acre vota por retirar MP que taxava bets e ricos; veja quem

Maioria dos deputados federais do Acre vota por retirar MP que taxava bets e ricos; veja quem

Foto: Reprodução/Câmara de Deputados

Dos oito deputados federais do Acre, seis votaram a favor da retirada de pauta a Medida Provisória 1.303/2025, que previa novas regras de tributação para investimentos e instituições financeiras. A votação ocorreu nesta quarta-feira, 8, em Brasília.

São eles Coronel Ulysses, Eduardo Velloso (União Brasil), Zezinho Barbary, Zé Adriano (PP), Antônia Lúcia e Roberto Duarte (Republicanos). Votou com o governo apenas a deputada Meire Serafim (União Brasil). Já Socorro Neri (PP) não participou da votação.

O placar geral foi de 251 votos pela retirada de pauta da MP e 193 contra. Com isso, a proposta findou derrubada porque perdeu validade por não ter sido analisada dentro do prazo regimental, que era até esta quarta, 8. Na prática, a decisão da Câmara impediu que o texto seguisse o rito.

Editada em junho, a MP era uma estratégia do governo federal para compensar a redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre determinados setores. O texto previa, entre outros pontos, a tributação de criptoativos, de rendimentos de aplicações financeiras como LCIs e LCAs, de empresas de tecnologia em serviços financeiros, entre outras.

A estimativa do Ministério da Fazenda era de que as medidas poderiam gerar até R$ 17 bilhões em arrecadação já neste, ajudando a equilibrar as contas públicas e a compensar desonerações.

Sair da versão mobile