A reunião entre a vice-governadora Mailza Assis (Progressistas) e dirigentes do MDB, na manhã desta quarta-feira, 8, terminou com um convite formal ao partido para que integre a aliança em prol da candidatura dela ao governo no ano que vem.
Participaram o presidente estadual do MDB, Vagner Sales; o presidente municipal, Marcus Alexandre; o deputado estadual emedebista Tânizio Sá; o secretário de Governo, Luís Calixto; o chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni; e do vice-presidente estadual do PP, Lívio Veras.
Chamou a atenção, no entanto, a ausência dos três vereadores do partido em Rio Branco, os populares Eber Machado, Neném Almeida e Fábio Araújo, que têm pautado os debates políticos na Câmara ao fazer oposição dura ao prefeito Tião Bocalom (PL).
O primeiro deles tem defendido, abertamente, que a sigla tenha candidatura própria, ao invés de disputar as eleições como coadjuvante, chegando, inclusive, a se colocar à disposição da agremiação para o jogo.

Vagner Sales, que comanda o MDB no Acre, declarou, após a reunião, que o partido montará comissão para avaliar o convite. “O MDB está aberto ao diálogo e valoriza gestos como este”, afirmou o “Leão do Juruá”.
Mailza destacou a importância do MDB na história política do Acre. “Como pré-candidata, eu jamais poderia deixar de buscar essa aliança, esse prestígio. O que nós propomos é uma construção coletiva, com todos governando juntos, com voz ativa e espaço político”.
Enfraquecer Alan Rick
O cortejo de Mailza ao MDB visa ainda enfraquecer a pré-candidatura de seu principal adversário na disputa em 2026, o senador Alan Rick (Republicanos), que também tem manifestado interesse em ter os emedebistas em seu palanque. Nos bastidores, falou-se até em uma possível dobradinha dele com a ex-deputada Jéssica Sales.

Na ocasião de sua aclamação como presidente do MDB, em agosto, Vagner Sales declarou que o partido busca protagonismo nas eleições majoritárias, ao invés de simples composições de chapa, o que abre margem para uma possível participação de destaque da sigla no rol de alianças em torno de Mailza.
Veja o que disseram os demais presentes na reunião:
– Luís Calixto: “Queremos aprofundar as conversas com o MDB, alinhar nossas convergências e trabalhar juntos em um projeto de futuro para o Acre. O MDB é um dos partidos mais importantes do estado, com capilaridade e história, e queremos caminhar lado a lado em 2026. Nós viemos aqui pedir o MDB em casamento”.
– Jonathan Donadoni: “O MDB tem presença em todos os municípios do Acre e lideranças que representam a força política e a experiência do nosso estado. A vice-governadora tem feito gestos importantes, buscando construir uma aliança sólida, e o MDB é peça-chave nesse processo”.
– Marcus Alexandre: “A política é feita de gestos, e esse gesto que a senhora faz hoje é importante. Estamos abrindo uma nova fase no diálogo, com sinceridade e propósito. Tenho certeza de que, qualquer que seja a decisão do MDB, será pautada no que for melhor para o povo do Acre e eu vou apoiar integralmente a decisão que tomada”.