Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vereadores aprovam aumento da jornada de trabalho dos agentes de saúde de Rio Branco

Vereadores aprovam aumento da jornada de trabalho dos agentes de saúde de Rio Branco

Foto: Cedida

A Câmara de Rio Branco aprovou, nesta quinta-feira, 9, por unanimidade, um projeto de lei complementar que amplia a jornada de trabalho dos agentes comunitários de saúde e de endemias, que atualmente cumprem 30 horas semanais.

Com a nova redação, a carga horária desses profissionais passará a ser de 40 horas semanais a partir de 1º de janeiro de 2026, em conformidade com lei federal que versa sobre as atividades desses trabalhadores.

A exceção se aplica aos agentes de controle de zoonoses, que terão um prazo entre os dias 1º e 31 de janeiro de 2026 para optar, de forma voluntária e definitiva, pela adesão ao novo regime. O pedido deverá ser formalizado junto à Secretaria Municipal de Gestão Administrativa (SMGA).

Segundo a justificativa apresentada pela prefeitura, autora do projeto, a mudança busca adequar a jornada às necessidades da administração municipal e à legislação, garantindo também a remuneração proporcional aos servidores que ampliarem a carga horária.

A medida surge em meio à tensão entre os servidores e a prefeitura. Há duas semanas os agentes realizam protestos na Câmara contra o prefeito Tião Bocalom (PL), reivindicando o pagamento do piso nacional, definido em 2022 em dois salários mínimos.

Apesar de o governo federal repassar os valores atualizados desde janeiro, os agentes afirmam que o município continua pagando com base no salário mínimo de 2024, de R$ 1.412, e não nos R$ 1.518 vigentes neste ano.

De acordo com a categoria, o município utiliza pareceres que consideram, na contabilização, as gratificações e adicionais previstos no PCCR , o que, na prática, reduz o salário-base desses servidores.

Sair da versão mobile