Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Zé Adriano foi o único deputado federal do Acre ausente na votação da isenção do IR

Zé Adriano foi o único deputado federal do Acre ausente na votação da isenção do IR

Foto: Reprodução

Em votação histórica e unânime, a Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira, 1º, a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Dos oito deputados federais do Acre, sete compareceram à sessão e disseram “sim” a uma das principais promessas de campanha do presidente Lula (PT) nas eleições de 2022.

São eles: Socorro Neri, Zezinho Barbary (Progressistas), Antônia Lúcia, Roberto Duarte (Republicanos), Coronel Ulysses, Meire Serafim e Eduardo Velloso (União Brasil).

O deputado Zé Adriano (Progressistas), que ficou com a vaga deixada por Gerlen Diniz, eleito prefeito de Sena Madureira no ano passado, aparece ausente no painel de votação.

A reportagem tenta contato com sua assessoria para saber o motivo do não comparecimento.

A proposta recebeu 493 votos favoráveis e nenhum contrário, e agora será analisada pelo Senado.

Para compensar a perda de arrecadação, o texto estabelece a cobrança de no mínimo 10% sobre rendas anuais superiores a R$ 1,2 milhão, incluindo dividendos, e cria ajustes adicionais, como novos tributos para bancos.

A votação ocorreu sem resistência. Todas as lideranças partidárias orientaram suas bancadas a apoiar o projeto, e nenhum parlamentar registrou voto divergente.

A aprovação aconteceu apenas 10 dias depois de milhares de brasileiros irem às ruas em todas as capitais do país pedir não só pela aceitação da matéria, mas também pela rejeição da PEC da blindagem e da anistia aos condenados por tentativa de golpe do estado, o que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro, confirmado pela Justiça como chefe da organização criminosa.

Sair da versão mobile