Alguns hábitos do dia a dia, embora pareçam simples, são prejudiciais à saúde dos olhos. Segundo os oftalmologistas Aron Guimarães e Francisco Crestana, alguns problemas de visão podem ser evitados com mudanças simples na rotina.
Hábito de coçar ou esfregar os olhos com força
Aron Guimarães, oftalmologista do Hospital São Luiz Campinas, da Atlântica D’Or, explica ao Metrópoles que o atrito constante pode causar micro lesões na córnea e, em pessoas predispostas, favorecer o desenvolvimento do ceratocone. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar um transplante de córnea.
O oftalmologista Francisco Crestana, do Serviço Social da Construção (Seconci-SP), acrescenta: “Além de aumentar a chance de contaminação (possível conjuntivite), pode alterar a estrutura da córnea, aumenta a incidência de miopia, astigmatismo e em casos mais graves, o desenvolvimento do ceratocone.”
Não respeitar as orientações de uso e higiene das lentes de contato
Segundo Aron Guimarães, entre os usuários de lentes de contato, é frequente o descuido com as orientações médicas. Isso inclui dormir com as lentes, usá-las por mais tempo do que o indicado ou não fazer a limpeza adequada.
Essas práticas aumentam significativamente o risco de infecções e ceratites, podendo até causar sequelas visuais. “O ideal é sempre seguir corretamente as recomendações de higiene, trocar as lentes no prazo indicado e utilizar produtos específicos para sua limpeza e conservação”, diz Aron.
Uso prolongado de telas sem pausas
Passar muito tempo diante de telas sem intervalos reduz a frequência do piscar e força o foco visual, o que pode causar olhos secos, cansaço, visão embaçada e dor de cabeça.
O médico Francisco Crestana recomenda seguir a regra 20-20-20: a cada 20 minutos, olhe para um ponto a 20 pés (aproximadamente 6 metros) de distância por 20 segundos. Além disso, ajustar o brilho e a posição da tela ajuda a reduzir o desconforto ocular.
Utilizar óculos sem proteção ultravioleta adequada
De acordo com Aron Guimarães, comprar óculos de sol sem procedência confiável é outro erro comum. “Lentes escuras sem proteção UV podem, na verdade, causar mais danos do que benefícios. Isso porque, ao escurecer o ambiente, a lente faz com que a pupila se dilate, permitindo maior entrada dos raios ultravioleta.”
A exposição a UV, segundo o oftalmologista Francisco Crestana, aumenta risco de pterígio, catarata precoce, degeneração macular e fotoqueratite. Sua sugestão é usar óculos com proteção 100% UV e aba de boné/chapéu em ambientes muito ensolarados.
Uso de produtos cosméticos sem certificação
Aron Guimarães ressalta que o uso de produtos cosméticos sem certificação ou não testados para a região dos olhos pode causar inflamações, alergias e irritações, assim como cílios postiços aplicados com colas de procedência duvidosa.
A recomendação é utilizar apenas produtos aprovados por órgãos reguladores e manter sempre a higiene adequada da área dos olhos.
Não remover corretamente maquiagem antes de dormir
Francisco Crestana afirma que os resíduos de maquiagem irritam a superfície ocular, favorecem inflamação das pálpebras e a obstrução das glândulas , além de infecções. Para evitar esses problemas, “faça uma limpeza suave com demaquilante apropriado e higienize das pálpebras.”
Por Metrópoles