17 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

17 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Sobrancelhas foram alerta para mãe sobre rara demência em bebê de 3 anos

Mãe identificou sinais da síndrome que causa demência na filha após notar traços faciais da filha iguais aos vistos em vídeo no TikTok.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
17/11/2025 - 12:30
Redprodução/GoFoundMe

Redprodução/GoFoundMe

Manda no zap!CompartilharTuitar

Lydia sempre teve características físicas peculiares, mas que nunca tinham chamado a atenção da família ou do pediatra de que elas pudessem ser um sinal de algum problema maior. Entretanto, este aspecto é que foi o alerta para uma rara síndrome que estava causando uma silenciosa demência infantil na menina.

Ela tinha sobrancelhas mais grossas e que se uniam acima do nariz, algo que não era compartilhado entre outros membros da família. A característica não era uma questão até que, quando a menina tinha 3 anos, a mãe dela viu um vídeo em que se descreviam problemas de saúde em uma criança exatamente como Lydia.

“Era como ver o vídeo de uma irmã gêmea da minha filha”, contou Cindy Weaver ao The Sun. Foi graças ao vídeo que a mãe conseguiu ir a especialistas para diagnosticar a rara síndrome de Sanfilippo na filha.

Além das sobrancelhas, a menina tinha outras características físicas comuns do quadro, como os lábios volumosos e o crescimento excessivo de pelos, mas ainda não apresentava os sinais de declínio cognitivo característicos da doença.

A doença é causada pela ausência de enzimas no corpo que impedem o correto desenvolvimento a longo prazo do sistema nervoso. A ausência dessa atividade provoca acúmulo de resíduos que lesam órgãos, incluindo o cérebro, o que explica a demência infantil causada.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Os sintomas começam entre os 2 e os 4 anos e a gravidade depende da quantidade de enzimas afetadas. A condição inicialmente causa hiperatividade, agressividade e alterações bruscas de humor e não tem cura. A progressão do quadro inclui risco elevado de perda de fala, dificuldade de locomoção e alterações cognitivas até levar ao óbito.

Diagnóstico de demência por acaso
Cindy viu um vídeo nas redes sociais de uma criança com diagnóstico confirmado de Sanfilippo. A semelhança levou Cindy a buscar ajuda médica. Ela mostrou o conteúdo ao pediatra, que avaliou as imagens e concordou que havia uma compatibilidade física entre as crianças.

O médico indicou coleta de sangue e urina para análise genética que poderia avaliar o metabolismo das enzimas. Os exames deram positivo para síndrome de Sanfilippo após uma semana. A doença apresenta evolução lenta e silenciosa. Crianças podem manter marcos esperados de desenvolvimento até o início da regressão.

Em uma página para arrecadar fundos para o tratamento da menina, a família relatou que Lydia sempre foi vista como saudável por atingir esses marcos sem atraso. “A expectativa de vida não passou da adolescência. Nossos corações ficaram despedaçados e foi um momento tão sombrio que nem conseguimos descrever. Como nosso filho estava morrendo aos poucos sem que percebêssemos?”, afirmam os pais na página.

O entendimento da doença trouxe explicações para sinais que antes eram atribuídos a questões comuns da infância. Lydia apresentava infecções recorrentes, distensão abdominal e alterações gastrointestinais. A mãe relatou ainda dificuldade de sono, todas essas características descritas com frequência em crianças com a síndrome.

A família espera submeter Lydia a terapias gênicas para tentar controlar a produção de enzimas da menina, um processo que pode ser custoso pela necessidade de personalização do tratamento. Por isso, a família está buscando um financiamento dos tratamentos experimentais aos quais ela deverá se submeter.

Por: Metrópoles

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Acre entra em alerta para chuvas intensas e ventos de até 60 km/h

Mais Notícias

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Cerimônia de Outorga da Ordem Nacional do Mérito Educativo. Com ele, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (esquerda) e o ministro da Educação, Camilo Santana (direita). - (crédito: Ricardo Stuckert / PR)
6º guia gazeta

Governo vai criar 8,6 mil cargos de professores e técnicos de educação

17/11/2025
Divulgação/PCBA
6º guia gazeta

Idosa de 102 anos tem língua cortada durante roubo “para não gritar”

17/11/2025
Enem 2025 — Foto: Angelo Miguel/MEC
6º guia gazeta

Enem 2025: 2º dia tem questões sobre vacinas, Usain Bolt e Ozempic

16/11/2025
Foto: Reprodução/Youtube Next Level Soul
6º guia gazeta

‘Morri por 6 minutos, mas uma figura encapuzada me trouxe de volta com uma mensagem’, conta americano

15/11/2025
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
6º guia gazeta

Correios avaliam demissão de 10 mil funcionários para ajustar contas

14/11/2025
A curadoria do "mini-me": a arte de presentear meninos com estilo e durabilidade
6º guia gazeta

A curadoria do “mini-me”: a arte de presentear meninos com estilo e durabilidade

13/11/2025
Mais notícias
Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre