Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Super novembro: penúltimo mês do ano tem Super Lua e chuva de meteoros

Super novembro: penúltimo mês do ano tem Super Lua e chuva de meteoros

Uma Superlua de Sangue vista durante um eclipse lunar total em 26 de maio de 2021 em Sydney, Austrália (Foto: Cameron Spencer | Getty Images)

Novembro se inicia com a segunda Super Lua do ano, e oportunidades para observar meteoros e o distante planeta Urano. Veja abaixo quatro motivos para prestar atenção no céu noturno.

5 – Super Lua de novo
Pela segundo mês consecutivo, a Lua Cheia acontece próxima à sua passagem pelo perigeu, quando fica a uma distância ligeiramente menor da Terra. O resultado é uma “Super Lua” um pouquinho maior e mais brilhante, mas quase imperceptível para o observador casual.

6 – Encontro em Touro
O aglomerado de estrelas das Plêiades é o mais conhecido do céu. A olho nu, é possível identificar suas sete estrelas mais brilhantes. Nessa noite a Lua fica próxima ao aglomerado na constelação de Touro. O encontro pode ser observado a partir das 20h.

17 – Meteoros em Leão
Os Leonídeos são célebres pelas históricas tempestades de meteoros em 1833, 1866, 1966, 1999, e 2001, quando a Terra interceptou a nuvem de detritos deixada pelo cometa Tempel-Tuttle. Nos outros anos, o número de meteoros é bem menor, mas ainda justifica a vigília na alta madrugada. Olhe para o nordeste a partir das 4h, abaixo da estrela Regulus.

21 – A Hora de Urano
O primeiro planeta descoberto através do telescópio atinge sua oposição nessa noite. Está situado na constelação de Touro, um pouco ao sul das Plêiades. É necessário um binóculo ou pequeno telescópio para observar seu pálido disco de magnitude 5,6.

Por: Revista Galileu

Sair da versão mobile