A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante, na tarde de domingo (9/11), um candidato que tentava fraudar a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, em uma escola situada no município de Horizonte, no Ceará.
Segundo a corporação, o homem utilizava um celular escondido dentro do local de prova. O flagrante ocorreu após denúncia da coordenação do exame, que desconfiou da conduta do candidato.
O rapaz havia sido autorizado a entrar na sala depois de apresentar justificativa para portar um dispositivo médico, mesmo após o acionamento do detector de metais. Porém, perto do término da prova, os fiscais notaram movimentações suspeitas e decidiram agir.
Durante revista, os agentes encontraram um celular não declarado e um rascunho com trechos digitalizados que poderiam ser utilizados na redação.
De acordo com a PF, o material apreendido indica tentativa de fraude e uso de meios tecnológicos proibidos para obtenção de vantagem ilícita no certame.
Crimes e penas
O candidato foi indiciado pelos crimes de fraude em certame público e tentativa de estelionato.
Se condenado, ele pode pegar até 8 anos de prisão, além de multa. O homem foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal no Ceará, onde prestou depoimento.
O Enem 2025 é aplicado em todos os estados do país, com cerca de 3,9 milhões de inscritos, e segue sendo considerado o principal acesso ao ensino superior público no Brasil.
Por: Metrópoles