O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) emitiu um alerta de risco aos consumidores brasileiros, nessa quarta-feira (12), sobre a identificação e desclassificação de quatro marcas de azeites de oliva que estavam sendo comercializadas de forma fraudulenta.
As marcas Royal, Godio, La Vitta e Santa Lúcia tiveram seus produtos desclassificados do mercado após análises laboratoriais confirmarem a presença de óleos vegetais de outras espécies em sua composição, configurando fraude contra o consumidor.
A ação de fiscalização, conduzida pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, revelou que os produtos não atendiam aos padrões de identidade e qualidade exigidos pela legislação.
Confira a lista das marcas desclassificadas:

Amostras coletadas foram analisadas pelos LFDA (Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária), que constataram a adulteração dos azeites, confirmando que os consumidores estavam adquirindo misturas, e não o azeite puro.
A partir da decisão, a comercialização desses itens é considerada uma infração grave.
O Ministério da Agricultura orienta todos os consumidores que possuam esses produtos a interromper imediatamente o uso e solicitar a substituição junto ao estabelecimento de compra, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
Por: CNN Brasil










