O ex-participante do Big Brother Brasil 21 e professor de geografia, João Luiz Pedrosa, de 29 anos, previu, três meses antes da aplicação do Enem 2025, o tema da redação: “As perspectivas acerca do envelhecimento da população brasileira”.
Em um vídeo publicado nas redes sociais no dia 9 de setembro, João analisou as provas anteriores e destacou elementos que costumam se repetir nos temas do exame. “Realizei nos últimos dez anos o tema da redação do Enem, e algumas coisas me chamaram atenção”, explicou. “Os termos desafio, invisibilidade, acesso, sociedade e expressões como no Brasil aparecem com frequência, quase sempre ligados a grupos sociais específicos.”
Leia também: Ex-BBB João Pedrosa anuncia segunda temporada da websérie Vida de Professor
Com experiência em cursinhos pré-vestibulares, o professor observou um padrão que o levou à conclusão certeira. “Fica evidente que a redação sempre discute um tema contemporâneo e um problema dentro do contexto nacional. Dificilmente vai abordar algo genérico ou pessoal”, afirmou.
Na sequência, ele apresentou suas apostas e cravou uma delas com convicção. “Tem um tema em que estou botando muita fé: o envelhecimento da população brasileira”, disse. João embasou a previsão com dados demográficos: “Daqui a 40 anos, os idosos vão representar 38% da população. Vamos saltar dos 33 milhões de hoje para mais de 75 milhões. É um fenômeno que impacta a saúde pública, a previdência e várias áreas sociais.”
Para ele, a escolha do tema não surpreende, já que o Enem costuma dialogar com questões de relevância social. “O Enem é uma prova de atualidades. Mesmo que o envelhecimento não fosse o tema da redação, certamente apareceria em alguma questão”, finalizou.
Por: Correio Braziliense