O Acre está sob dois alertas de chuvas intensas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira, 18, ambos válidos até as 10h desta quarta-feira, 19. Os avisos, um de nível laranja (perigo) e outro amarelo (perigo potencial), indicam risco de alagamentos, descargas elétricas e ventos fortes.
O aviso mais severo prevê chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm ao longo do dia, além de ventos que podem variar de 60 km/h a 100 km/h. O Inmet aponta risco de queda de galhos e interrupção no fornecimento de energia, descargas elétricas e alagamentos.
O segundo aviso, de menor gravidade, prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 km/h a 60 km/h, oferecendo risco menor, mas ainda exigindo atenção.
O Inmet orienta que a população evite se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, desligue aparelhos elétricos quando possível e busque informações com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).






