O pesquisador climático Davi Friale explicou, em publicação no portal O Tempo Aqui, nesta sexta-feira, 28, como deve se comportar o tempo no Acre nos próximos dias. Segundo ele, o estado terá um fim de semana típico deste período do ano, com muito calor e pancadas rápidas de chuva.
Friale afirma que “o último fim de semana de novembro e o primeiro dia de dezembro serão de calor abafado, sol, nuvens e chuvas passageiras em todo o Acre”. Ele acrescenta que, embora a chuva predominante seja leve e rápida. “Em alguns pontos isolados poderão ocorrer chuvas fortes, mas passageiras”.
O pesquisador também comentou sobre o risco de temporais. “Não há, até o dia 1º de dezembro, tendência de temporais com fortes ventos e descargas elétricas, porém, não estão descartados”, afirmou.
As temperaturas devem se manter elevadas. “As máximas vão oscilar entre 30 e 33 graus, podendo chegar a 34 em algum município. As mínimas ficarão entre 21 e 24 graus”, disse Friale. Sobre os ventos, ele explica que “estarão soprando da direção norte, com variações de noroeste e nordeste, geralmente fracos, mas com eventuais rajadas moderadas”.
“Rio Acre pode passar de 6 metros”, alerta pesquisador
Friale também comentou a situação dos rios. Em Rio Branco, o Rio Acre marcava 5,12 metros às 13h desta sexta-feira. Segundo ele, o nível “vai continuar subindo neste fim de semana, podendo passar dos 6 metros, mas voltará a baixar no início da próxima semana”.
Já no Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, o cenário é mais estável. “O nível, que chegou a 10,04 metros, já começou a baixar lentamente e não oferece perigo de inundação nestes dias”, garantiu.
O pesquisador reforça que, apesar do calor e das chuvas rápidas, não há expectativa de eventos extremos no curto prazo.








