O mês de novembro marca a transição para o período mais úmido no Acre, com aumento expressivo do volume de chuvas e redução das ondas de frio, segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale.
A previsão indica que a média de chuvas em Rio Branco deve subir de 144 milímetros, registrados em outubro, para 208,8 milímetros em novembro. O número de dias chuvosos também aumenta — de 10 para 13 — com precipitações iguais ou superiores a 1 milímetro.
Com a maior umidade e a presença constante de nuvens, as temperaturas tendem a se estabilizar, reduzindo a ocorrência de temporais e a chegada de frentes frias intensas. Ainda assim, Friale destaca que não estão descartadas incursões ocasionais de ar polar ou a formação de tempestades isoladas.
Os menores registros de temperatura para o mês de novembro no Acre, conforme dados históricos, foram de 13,6°C em Rio Branco e 16,1°C em Tarauacá. Já as médias das mínimas devem variar entre 21°C e 23°C no leste e sul do estado, e entre 22°C e 24°C nas regiões central e do Juruá.
Ao analisar as condições atmosféricas e oceânicas atuais, Friale afirma que novembro deve seguir dentro dos padrões climatológicos típicos para o período. O mês deve apresentar pequenas variações, tanto nas chuvas quanto nas temperaturas. Em alguns dias, as temperaturas poderão subir bastante, mas, em outros, com a chegada de pelo menos uma massa de ar polar, haverá uma leve queda nos termômetros.






