A expectativa é de que aproximadamente 50 mil pessoas visitem, neste domingo, 2, os cemitérios de Rio Branco para prestar homenagens aos entes queridos no Dia de Finados. A Prefeitura montou uma força-tarefa com mais de 200 servidores para preparar os espaços, garantindo segurança, limpeza e conforto aos visitantes.
Segundo o secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, os trabalhos começaram há duas semanas, com poda de árvores e limpeza geral.
Os portões dos cemitérios São João Batista e Jardim da Saudade serão abertos às 6 horas da manhã, permanecendo até as 18 horas. O público poderá visitar os túmulos, participar das missas e realizar homenagens ao longo de todo o dia.
Programação da Diocese
A Diocese de Rio Branco preparou uma programação especial de missas neste Dia de Finados, com celebrações tanto na Catedral quanto nos cemitérios:
- 6h: Catedral Nossa Senhora de Nazaré
- 8h: Cemitério São João Batista
- 15h: Cemitério São João Batista
- 19h: Catedral Nossa Senhora de Nazaré
Como fica o trânsito
Para garantir a fluidez e a segurança no entorno dos principais cemitérios, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) e o Detran-AC montaram um esquema de interdições e controle de tráfego entre 6h e 18h deste domingo, 2.
No Cemitério São João Batista:
- A Rua Rio de Janeiro terá bloqueios no trecho próximo ao posto de combustível (sentido bairro-centro);
- Haverá interdição nas imediações da clínica veterinária e em partes da Major Ladislau Ferreira, próximo à Ronsy;
- Outras vias afetadas incluem as ruas Minas Gerais, São Paulo e Goiás.
Seis agentes de trânsito estarão no local para orientar motoristas e pedestres.
No Cemitério Jardim da Saudade:
- A Estrada Irineu Serra será parcialmente interditada, com desvios pelo bairro Novo Horizonte;
- Quatro agentes vão controlar o fluxo nos dois sentidos da via.
O Detran-AC ficará responsável pela operação de trânsito nas imediações do Cemitério Morada da Paz, enquanto a RBTrans coordenará as ações nos demais locais.








