Aprendizado, emoção e reconhecimento marcaram o “Encontro de Campeões”, cerimônia de premiação das Olimpíadas de Educação Financeira 2025, promovidas pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Branco (CDL), por meio do Movimento Cidadania Empreendedora. O evento aconteceu nesta segunda-feira, 10, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) e reuniu estudantes, professores e famílias de diversas escolas públicas e privadas.
Ao todo, a iniciativa distribuiu R$ 280 mil em prêmios, além de troféus e medalhas de ouro, prata e bronze, premiando alunos e instituições que se destacaram nas atividades e desafios sobre finanças pessoais, consumo consciente e empreendedorismo. A proposta busca ensinar, desde cedo, a importância da gestão financeira e o valor da disciplina na construção de um futuro sustentável.
Uma das premiadas foi Clara Ribeiro, de 12 anos, vencedora entre os alunos do 7º ano. Ainda surpresa com o resultado, ela contou o que pretende fazer com o prêmio.
“Tudo que eu podia pensar é que eu não tô acreditando no que tá acontecendo. Eu achava que ia ficar em terceiro ou segundo lugar. Foi uma super surpresa. Vou investir, né? Aprendi direitinho”, disse, sorrindo.
Outra família comemorou a conquista do Miguel, vencedor do 6º ano. A mãe dele, Débora, médica pediatra, se emocionou com o reconhecimento. “Eu tô muito feliz porque o Miguel é um menino muito simples. Quando a gente perguntava sobre as expectativas, ele dizia que o mais importante era participar e aprender. Agradeço aos incentivadores, porque ensinar educação financeira é uma atitude muito nobre”, afirmou.

O presidente da CDL Rio Branco, Marcello Moura, destacou que o evento marca o fechamento do primeiro ciclo de um projeto que deve se expandir ainda mais nos próximos anos. “Estamos formando uma geração que aprende desde cedo a controlar seus impulsos financeiros, a planejar e a entender que é possível construir patrimônio com disciplina e organização. Não estamos dando peixes, mas ensinando a pescar”, afirmou.
A diretora de escola Eva Passarinho ressaltou a importância de começar cedo. “As crianças estão aprendendo a economizar e a tomar decisões sustentáveis a longo prazo. O projeto só veio complementar o que já trabalhamos e mostrar que esse conhecimento vale muito”, disse.
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, comemorou o sucesso da ação e anunciou que a prefeitura vai ampliar o ensino de educação financeira nas escolas municipais a partir de 2026. “É um momento importante para levar educação financeira às nossas crianças e jovens, de forma preventiva, para que saibam lidar com o dinheiro e evitem o endividamento. Quem ganha é a educação e o futuro do Acre”, destacou.

Também presente, o deputado estadual Eduardo Ribeiro, um dos idealizadores da proposta, enfatizou o impacto do projeto. “Quando temos uma população mais consciente da questão econômica, todos ganham: as famílias, o Estado e o futuro do Acre. Nosso mandato segue à disposição para fortalecer boas práticas como esta”, afirmou.
Já o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, aproveitou o ensejo para parabenizar a ação. “Parabéns ao Marcello Moura por esse projeto incrível nas Olimpíadas de Educação Financeira. Agradeço também por receber, em nome do governador Gladson Camelí, o agradecimento pelo apoio que Estado prestou”, enfatizou.
O evento encerrou o primeiro ciclo da Olimpíada, consolidando a educação financeira como uma política de formação cidadã, que une escolas, famílias e o setor empresarial em prol de um futuro mais sustentável e responsável economicamente.
Veja a lista de vencedores:
6º ano
- Miguel Togneri Pastro – Escola Sigma
- Bernardo Caobianco Mateus Zanotti – Escola Sigma
- Pedro Veit Hamano – Escola Sigma
7º ano
- Clara Rodrigues Ribeiro – Escola Anglo
- José Henrique da Conceição Ramalho – Escola Anglo
- Giovana Dal Morro Maldonado – Escola Anglo
8º ano
- Eduardo Victor El-Shawwa Pereira – Escola Sigma
- Guilherme Albuquerque Maia Carvalho – Escola Sigma
- Lis Manuela Domingos Teixeira Teles – Escola Sigma
9º ano
- Artur Moraes Castelo Casas – Escola Anglo
- Matheus Aguiar Saraiva – Escola Anglo
- João Felipe Bessa Maia – Escola Sigma
Ver essa foto no Instagram








