Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Calor abafado predomina no Acre até sexta; fim de semana terá chuvas fortes e temperaturas mais amenas

Calor abafado predomina no Acre até sexta; fim de semana terá chuvas fortes e temperaturas mais amenas

Foto: Iryá Rodrigues

O Acre começou esta semana com mudanças provocadas pela chegada de uma nova onda polar nesta terça-feira, 18. O fenômeno trouxe chuvas intensas a vários municípios e deixou a temperatura mais baixa que o normal, a máxima ficou em 20,8°C em Epitaciolândia e 26°C em Rio Branco, segundo medições no aeroporto da capital.

Entre quarta, 19, e sexta-feira, 21, porém, o ritmo muda: o calor abafado volta a predominar, com sol entre nuvens e pouca chuva, segundo previsão do pesquisador meteorológico Davi Friale. Quando ocorrerem, as precipitações devem ser pontuais e passageiras, sem grande probabilidade de episódios fortes.

As temperaturas máximas previstas para o período variam, em média, entre 31°C e 34°C, podendo oscilar cerca de 1°C para mais ou para menos. Já as mínimas devem ficar entre 17°C e 20°C nesta quarta-feira nos municípios do leste e sul, como Rio Branco e Brasileia, e entre 20°C e 24°C de quinta-feira até sábado em todo o estado.

Os ventos tendem a permanecer fracos ou calmos, soprando do norte, com variações de noroeste e nordeste. Rajadas moderadas podem ocorrer isoladamente, mas não há tendência de ventos fortes até o fim da semana.

Para o sábado e domingo, a previsão muda novamente: o Acre deve registrar chuvas intensas, com possibilidade de temporais.

Em Rio Branco, o nível do Rio Acre, que havia alcançado 5,20 metros na semana passada e depois recuou, deve voltar a subir de forma lenta nos próximos dias. A elevação é consequência das chuvas fortes registradas no alto curso do rio.

Sair da versão mobile