O segundo fim de semana de novembro será marcado por mudanças bruscas no tempo no Acre. De acordo com o pesquisador meteorológico Davi Friale, o sábado, 8, será de muito calor, sol forte e ventos intensos, mas o domingo, 9, deve amanhecer com chuvas que podem ser intensas em algumas regiões, com risco de temporais e rajadas de vento.
As alterações climáticas são resultado da atuação de sistemas de pressão que se deslocam sobre a América do Sul. No sábado, ventos fortes da direção noroeste devem predominar, provocados pela baixa pressão atmosférica no norte da Argentina e pela alta pressão no Atlântico Norte, que empurram uma massa de ar mais seca em direção ao Acre e ao sul do Amazonas.
No domingo, porém, as condições mudam completamente. A formação de uma alta pressão na Argentina impulsiona uma massa de ar polar fraca em direção ao estado, favorecendo o aumento da umidade e a ocorrência de chuvas.
“Não haverá friagem, nem tampouco frio, mas os ventos mudam de direção, passando a soprar, entre fracos e calmos, com rajadas moderadas, da direção sudeste, deixando a temperatura amena, principalmente em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do Acre”, explica Friale.
As chuvas podem começar ainda na noite de sábado, especialmente no vale do Rio Acre, e devem vir acompanhadas de ventos fortes e raios. O pesquisador alerta que, no domingo, o tempo ficará instável e há possibilidade de transtornos em algumas áreas urbanas.
A próxima semana deve seguir com chuvas intensas na maior parte do Acre, além de Rondônia, sul e oeste do Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e áreas da Bolívia e do Peru.







