O governador Gladson Camelí nomeou, nesta sexta-feira, 21, o procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto para assumir o comando do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) no biênio 2026–2028. A escolha foi oficializada em edição extra do Diário Oficial e confirma o mais votado na eleição interna realizada pela instituição.
Oswaldo recebeu 49 votos e liderou a lista tríplice enviada ao governo, composta também pela promotora Marcela Cristina Ozório e pelo procurador Álvaro Luiz Pereira. A definição ocorreu três dias após a votação, consolidando o retorno de Oswaldo ao cargo que já exerceu por dois mandatos, entre 2014–2016 e 2016–2018.
Com extensa atuação dentro do MPAC, ele também foi corregedor-geral entre 2003 e 2005. Em nível nacional, integrou o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por dois mandatos, chegando a exercer as funções de corregedor nacional e ouvidor nacional.
Natural de Cruzeiro do Sul, Oswaldo é formado em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), possui mestrado em Administração Pública pelo IDP, pós-graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes e MBA em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“Publiquei no Diário Oficial a escolha do procurador Oswaldo D’Albuquerque para ocupar o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Acre, biênio 2026-2028, honrando o meu compromisso em escolher o mais votado durante a eleição interna. Ao procurador Oswaldo, que retornará a esse honroso cargo, desejo sucesso na condução do MPACRE”, publicou Gladson nas redes sociais.






