No período entre outubro e janeiro, é possível ver os pés de pitanga carregados de frutas. A safra da árvore nativa da Mata Atlântica e muito cultivada em diversas regiões do Brasil não traz só sabor para o dia a dia dos brasileiros nessa época, como também garante inúmeros benefícios para quem busca saúde e qualidade de vida.
Em entrevista à coluna Claudia Meireles, o nutricionista Matheus Maestralle detalhou as vantagens em incluir a fruta pequena e de cor vibrante na rotina diária. Segundo ele, o rico aporte de fibras, vitamina C e compostos antioxidantes como flavonoides, taninos e carotenoides torna a pitanga um verdadeiro superalimento.
“Esses compostos aumentam a sensibilidade à insulina, diminuem a absorção de glicose no intestino e reduzem o estresse oxidativo, o que estabiliza o açúcar no sangue e evita os picos”, garante Matheus Maestralle.
Conheça os verdadeiros benefícios de incluir a fruta no dia a dia
Matheus também garante que o alto teor de antioxidantes presentes no alimento tem um papel importante para a manutenção do funcionamento do intestino e proteção do fígado. “Também vemos uma ação surpreendente no fortalecimento da imunidade, por conta da rica presença de vitamina C, como também uma melhora da saúde da pele”, destaca o nutricionista.
Outro ponto destacado pelo profissional está nos compostos microbianos presentes na pitanga, como o eugenol. “Ele é um inibidor do crescimento da E. Coli, principal bactéria que causa infecção do trato urinário. Além disso, promovem leve efeito diurético, ajudando a eliminar microorganismos pelas vias urinárias”, reforça Matheus Maestralle.
Em relação aos cuidados quanto ao consumo regular da fruta, Matheus frisa que, de modo geral, incluir a pitanga no cardápio diário é seguro. “Em casos de pessoas com gastrite, é necessário cautela, devido à acidez natural do alimento. O mesmo precisa ser mantido por quem prepara chás concentrados da folha. Gestantes e pessoas com alergias específicas devem consultar um profissional”, adverte.
Por: Metrópoles