Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Médico aponta alimentos que protegem os vasos e previnem trombose

Médico aponta alimentos que protegem os vasos e previnem trombose

Foto: Getty Images

Manter os vasos sanguíneos saudáveis e prevenir a formação de trombos pode estar diretamente ligado à alimentação. Segundo o cirurgião vascular Herik Oliveira, alguns alimentos exercem efeito antioxidante, anti-inflamatório e protetor, ajudando a manter o sangue mais fluido e a circulação eficiente.

“Existem alimentos que fortalecem a parede dos vasos e ajudam a evitar a formação de trombos. São opções simples que podem fazer grande diferença na saúde cardiovascular”, afirma Herik Oliveira.

Vitaminas e antioxidantes para vasos mais fortes
Segundo o especialista, frutas ricas em vitamina C, como laranja, limão, kiwi e acerola, fortalecem a parede dos vasos sanguíneos e combatem os radicais livres, protegendo contra coágulos. Frutas vermelhas, como morango, amora, uva roxa e açaí, também exercem ação protetora graças aos flavonoides e antioxidantes.

Alimentos ricos em vitamina E, como castanhas e abacate, ajudam a prevenir a formação de trombos. “Eles atuam como antioxidantes potentes e protegem os vasos de alterações que favorecem coágulos”, acrescenta Herik Oliveira.

Peixes, temperos e folhas verdes
O ômega 3 presente em peixes como salmão, sardinha e atum possui ação anti-inflamatória, protegendo o coração e os vasos sanguíneos. Temperos como alho, cebola, gengibre e cúrcuma também colaboram com a circulação e reduzem a formação de placas.

Folhas verdes escuras, como couve e espinafre, são ricas em vitamina K, essencial para a coagulação saudável, além de fibras e antioxidantes que fortalecem o sistema vascular.

Hidratação e estilo de vida
Manter o corpo bem hidratado é outro fator importante. “Beber água suficiente deixa o sangue mais fluido, melhorando a circulação e prevenindo trombos”, lembra Herik Oliveira. O especialista reforça ainda que a prevenção da trombose não depende apenas da dieta, mas também da prática regular de exercícios e do controle de fatores de risco, como sedentarismo, obesidade e tabagismo.

Por: Metrópoles

Sair da versão mobile