O pagamento do PIS/PASEP 2026 já gera expectativa entre milhões de trabalhadores. O abono salarial, que será liberado com base no valor do salário mínimo de 2026. Entenda quem tem direito ao benefício, como o cálculo é feito e o que muda nas regras para o próximo ano.
Quem vai receber o PIS/PASEP 2025?
Para receber o abono salarial PIS/PASEP em 2026, é necessário cumprir todos os seguintes critérios:
- Estar inscrito no PIS ou no PASEP há pelo menos 5 anos.
- Ter trabalhado com registro em carteira assinada (vínculo formal) por no mínimo 30 dias durante o ano-base, que é 2024.
- Ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base (2024).
- Ter os dados corretamente informados pelo empregador no sistema RAIS ou no eSocial para que o direito seja efetivamente reconhecido.
Aspectos importantes & situações que geram dúvidas
- O benefício é destinado a trabalhadores formais (com carteira assinada) ou servidores públicos que se enquadrem nos critérios de PASEP. Pessoas que trabalham como autônomos sem carteira, ou estagiários, normalmente não têm direito a este abono.
- O valor que se receberá depende do tempo trabalhado no ano-base: quem trabalhou os 12 meses completos pode receber até o valor de um salário mínimo vigente no ano de pagamento (2026).
- Se trabalharam menos meses, o valor será proporcional aos meses trabalhados.
- Mesmo quem já está aposentado pode ter direito, desde que tenha mantido vínculo formal e cumprido os requisitos no ano-base
Descubra até quando você pode sacar o abono salarial PIS/PASEP desse ano, pois, o prazo está terminando.
Por: FDR








