Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre é o 2º estado do país em eficiência na punição de crimes violentos, aponta ranking nacional

Acre é o 2º estado do país em eficiência na punição de crimes violentos, aponta ranking nacional

Foto: Arquivo/TJAC

O Acre alcançou uma das melhores posições do país em eficiência do sistema de Justiça Criminal. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP) nesta quinta-feira, 6, o estado ficou em 2º lugar nacional no indicador que relaciona o número de acusados de homicídio presos com a quantidade de mortes violentas registradas. O desempenho coloca o Acre à frente de todos os demais estados da Amazônia Legal — com exceção do Distrito Federal, que lidera o ranking.

O estudo utiliza dados do Depen/Infopen e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) para medir o quanto o sistema de Justiça consegue responsabilizar autores de crimes como homicídio doloso, latrocínio, lesão seguida de morte e mortes por intervenção policial.

Os resultados da região foram bastante distintos. Enquanto o Acre e Roraima ocuparam as primeiras colocações, Amazonas e Pará ficaram entre os piores avaliados do país. Veja o desempenho dos estados da Região Norte:

O levantamento considera a proporção de pessoas presas por homicídio dentro da população prisional e compara com o total de mortes violentas intencionais. Quanto maior a relação, maior é o entendimento de que o estado está conseguindo responsabilizar os autores desses crimes.

O estudo completo está disponível na plataforma do Ranking de Competitividade dos Estados.

Sair da versão mobile