Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre está entre os estados com aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave, aponta Fiocruz

Acre está entre os estados com aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave, aponta Fiocruz

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O Acre está entre os seis estados brasileiros que apresentaram aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas últimas semanas, segundo a nova edição do Boletim InfoGripe, divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O levantamento indica tendência de crescimento da doença em crianças e adolescentes, com destaque para o rinovírus como principal agente causador.

De acordo com o relatório, a alta no Acre se soma à observada em Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins. Nos demais estados, o aumento é concentrado em faixas etárias diferentes, como adultos jovens e idosos, com predomínio de influenza A e Covid-19.

A pesquisadora Tatiana Portella, responsável pelo InfoGripe, explicou que o cenário reflete a circulação simultânea de diversos vírus respiratórios. “Temos visto o rinovírus impulsionar os casos de SRAG em crianças e adolescentes, enquanto o metapneumovírus e o adenovírus também contribuem para o crescimento dos registros em algumas regiões”, afirmou.

O boletim também aponta que, nas últimas quatro semanas, 38,4% dos casos positivos de SRAG no país foram causados por rinovírus, 22,5% por influenza A e 14,7% por Sars-CoV-2 (Covid-19). Entre os óbitos, a Covid-19 continua sendo o vírus mais frequente, responsável por 44,9% das mortes confirmadas por infecções respiratórias graves.

Sair da versão mobile