Para combater um dos maiores desafios da educação acreana — manter os estudantes na escola — o governo do Estado oficializou a nomeação dos membros do Comitê Estadual de Prevenção e Combate ao Abandono e à Evasão Escolar. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 5, e coloca o grupo como responsável por acompanhar e avaliar as políticas do Programa Guardiões do Futuro, criado em 2023.
O comitê reúne representantes da Secretaria de Educação e Cultura, Assistência Social, Saúde, além do Ministério Público, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e Ordem dos Advogados do Brasil. A proposta é garantir que o enfrentamento à evasão seja feito de forma intersetorial, envolvendo diferentes órgãos que lidam diretamente com crianças e adolescentes.
O grupo será presidido pelo representante do Departamento de Gestão de Redes e terá como missão apresentar avaliações periódicas das ações voltadas à permanência escolar, apontando soluções para reduzir as taxas de abandono — especialmente entre alunos que enfrentam vulnerabilidade social.
As funções dentro do comitê são consideradas de relevante serviço público e passam a valer imediatamente com a publicação da portaria.